2 de junho de 2012

Resenha Desventuras Em Série: Mau Começo, de Lemony Snicket

Sinopse:‘Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".’

"Na classificação das pessoas mais infelizes do mundo — e você sabe que elas não são poucas — os irmãos Baudelaire ocupam sem dúvida o primeiro lugar. Eles viveram mais coisas horríveis que qualquer pessoa. Mas quem são esses desafortunados?"


"Caro Leitor,
                Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.
Nesse pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.
É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere.
Respeitosamente,
 
Lemony Snicket."
Título: Mau Começo
Autor: Lemony Snicket
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Drama, Aventura
Nota: 
Lançado em 2001

Mau começo é o primeiro livro dos treze que Lemony Snicket escreveu da série "Desventuras em Série". Tudo começa quando Violet, Klaus e Sunny são avisados da morte de seus pais devido a um incêndio. Depois disso, tudo muda na vida dessas crianças agora órfãs, e nada para melhor. Ao descobrirem que terão que viver com um parente de que nunca ouviram falar, chamado Conde Olaf, elas não imaginam o que há de acontecer. Com certeza, não imaginaram nada que fosse pior que essa realidade que eles viverão. Conde Olaf parece interessado apenas em seu dinheiro e não perderá chances de por as mãos na fortuna dos Baudelaire. Porém, os irmãos Baudelaire não facilitarão para esse homem.



É realmente um livro impressionante. Ler ele foi tão... tenso. Deu medo, deu raiva, deu dó e deu muita, mais muita vontade de matar essa pessoa de nome Olaf. Adorei ler, amei a Violet, mas é tão triste.
. Desde de que vi o filme de 2004, tive interesse em ler o livro, mas eles são muito diferentes - completamente. Por exemplo, esse primeiro livro já conta as histórias do final do filme. É. Exato. É completamente diferente e eu tenho que dizer que esse livro é muito melhor que o filme. O que me entristeceu, porém, é que com o Jim Carrey interpretando o Conde Olaf no filme, o personagem pareceu mais engraçado, o que ainda não vi na série de livros (tudo bem que só li esse primeiro livro). O livro é bem pequeno, muito caro, e muito lindo. A capa é meio dura - invejei o livro em inglês, porque a capa é mais dura e resistente -, as folhas e os desenhos são perfeitos e eu não parei de folhear essas páginas, freneticamente, lendo e lendo até acabar. É uma história perfeita, porém triste e eu quero mais! Super recomendo pra quem quiser ler e já esperem por uma resenha do segundo livro - só preciso tomar coragem e comprar essa coisa cara D:.


Se for ler, fique sabendo que vai ser caro e os livros são bem pequenos - parece aqueles de carregar no bolso (um pouco maior), as letras são grandes - mas VALE MUITO A PENA.