26 de julho de 2012

Resenha Percy Jackson e a Maldição do Titã, de Rick Riordan.

Percy Jackson & Os Olimpianos | Livro Três


Título: Percy Jackson e a Maldição do Titã
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Classificação: ✔✔✔✔
Categoria: Aventura, Mitologia, Comédia 
Adquiri na Saraiva :) 
Páginas: 316
Sinopse: 
'A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada
Um se perderá na terra ressecada
A desgraça do Olimpo aponta a trilha
Campistas e Caçadoras, cada um, brilha
A maldição do titã um deve sustentar
E, pela mão do pai, um irá expirar.'


 "Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, cuja ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe.
O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo - e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Ao longo dessa jornada, enfrentarão o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã."


Após os inesperados acontecimentos do ano passado, Percy agora tinha feito uma nova amiga: Thalia - filha de Zeus, antigo pinheiro. Ele, Thalia e Annabeth são convocados por Grover - o amigo sátiro deles - para um colégio em que ele afirma ter encontrado não um, mas dois meio-sangues: Bianca e Nico di Angelo. Como meio-sangues atraem monstros, não se pode esperar que essa missão seja fácil. Após o desaparecimento de Annabeth e as constantes brigas de Percy e Thalia - por terem duas personalidades fortes se chocando -, sabe-se que tudo envolve um ser: o Grande Titã Cronos e o seu plano de destruir o Olimpo. Agora, com Ártemis e - o que mais importa pra Percy - Annabeth se encontram como reféns e à beira da morte, o Oráculo faz uma profecia, não muito... promissora. Além disso, com Thalia presente, Percy não é 'convidado' a participar da missão - o que novamente, não o impedirá. Com a ajuda de Blackjack, ele tentará salvar Annabeth e ainda mais: garantir que Ártemis esteja na reunião dos deuses, que acontecerá em poucos dias.


Não imagino como Rick Riordan consegue criar essas obras de arte, mas devo dizer que sou uma fã de carteirinha. A Maldição do Titã foi um livro em que eu não desgrudei os olhos nem por um momento de suas páginas. Percy, agora se sentindo 'excluído' pela aparente substituição por Thalia, tem agora de agir sozinho se quiser salvar Ártemis e principalmente, Annabeth. Uma coisa que eu notei enquanto lia Percy Jackson e os Olimpianos, foi que o Tio Rick adora impor prazos - sejam Solstícios de Inverno ou Verão, datas de casamento, datas de expiração do Conselho (dos Sátiros) ou datas de aniversário. Isso faz com que tudo ganhe mais adrenalina, pois nunca se sabe o que o sr. Riordan vai criar para atrapalhar o herói. Devo dizer que esse livro foi incrivelmente fácil de ler e muito rápido e fiquei um tanto triste por ter terminado tão rápido. É nesse livro que eu revelo meu amor por Dionísio - sempre tinha gostado dele de um jeito esquisito, mas agora, com o que ele fez nesse livro, ele é um dos meus personagens favoritos. A aparição do General e a ilusão de Annabeth me intrigaram muito nesse livro e, com certeza, o final não foi nada do que eu esperava. Fico pensando... Riordan é um gênio ou ele é um ser que não é humano? Como será que ele pensou em tudo o que ele escreveu no primeiro livro e conseguiu englobar no futuro, passado e presente de Nico e Bianca di Angelo? Tudo o que vou falar é que todas aquelas dúvidas que você vai acabar acumulando sobre Nico e Bianca durante o livro será solucionado justamente no final: justamente quando Nico, bem... se revela. Eu fiquei atônita com o final e com a resolução da profecia - totalmente diferente do que eu havia pensado, principalmente quanto o: 'E, pela mão do pai, um irá expirar.' Recomendo muito a leitura - sério, toda vez que eu passo para o próximo livro, mais eu me fascino e amo a escrita e a história em si de Rick Riordan! Espero que gostem :).


"Se você está familiarizado com esses personagens ancestrais, vai ficar impressionado pelo modo como Riordan os utiliza. Se não os conhece, esta será uma apresentação empolgante." - The Guardian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário